"Label" do Vale do Lima...Imagem de MarcaADRIL
Em grande medida, o "Vale do Lima", tal como hoje é visto dentro e fora da região, é uma construção do LEADER e não apenas uma designação geográfica de uma secção de um vale. A reputação conseguida para o nome da região, o Vale do Lima tornou-se um factor de orgulho e auto-estima das populações locais e pode constituir um factor crítico da competitividade da região, no futuro, não só pela revitalização da base económica local, como pela manutenção dos valores patrimoniais, paisagísticos e ambientais, todos eles elementos indissociáveis do "Label" Vale do Lima. A experiência do passado mostrou como a mobilização das populações em torno de um rótulo emblemático, um Label Regional, como foi o Vale do Lima pode constituir um factor importante da competitividade territorial, colhendo grande adesão e entusiasmo por parte das populações. A auto-estima e o orgulho de pertencer a uma região, pressupõe uma valorização dessa mesma região. Daí que o LEADER não seja um programa para as populações do Vale do Lima mas, das populações do Vale do Lima. Fazer com em vez de fazer para, continuará a ser a filosofia de fundo da mobilização cívica de populações e instituições, em trono da intervenção LEADER +, agora que foi atingido um estádio de consolidação do modelo de desenvolvimento integrado e auto-sustentável a implementar na zona de intervenção, consensual a diferentes níveis da administração pública e dos agentes locais mais envolvidos nas intervenções anteriores.
