Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.

pdr placa

Galerais de Foto

Mailing List da ADRIL
 


Núcleo Rural do Germil
Recuperação do Núcleo Rural do Germil para Turismo de Aldeia
AGRIS

A primeira referência a Germil data das Inquirições de D. Afonso III, de 1258, sendo aí mencionada "In collatione Saneti Vincentii de Gilmir (...)".

Nelas se informa também que "Gilmir et Vergazo sunt de Armelo, et que jacem in couto per padroes". Em 1528, o Livro dos Benefícios e Co-mendas, registava São Vicente de Germil como sendo anexa ao mosteiro de Vila Nova de Muia. O Censual de D. Diogo de Sousa, poucos anos atrás mencionava-as já dessa forma. Américo Costa descreve esta freguesia como curato anexo ao dito convento de Muia, que se tornou, mais tarde, freguesia independente com o título de vigairaria Em termos administrativos, pertenceu, em 1839, à comarca de Ponte de Lima, em 1852, à de Arcos de Valdevez e, em 1878, à de Ponte da Barca. Em 1927, pelo decreto n.º 13917, de 9 de Julho, a comarca de Ponte da Barca foi suprimida, sendo as freguesias do concelho anexadas, para efeitos judiciais, à de Arcos de Valdevez.

Germil oferece, a par da Freguesia de Sistelo no concelho vizinho de Arcos de Valevez, uma das mais espectaculares paisagens humanizadas, típicas de um povoamento serrano. Já foi terra de 2000 cabeça de cabras, cuja pastorícia era feita de forma vezeira, duas pessoas por dia, um dia por cada cabra, sendo ainda hoje uma prática utilizada entre vizinhos mas com um menor número de efectivos animais.

Beneficiários

  • Câmara Municipal de Ponte da Barca
  • Junta de Freguesia de Germil
  • Particulares

Tipos de Acção a Desenvolver

  • Infra-estruturas públicas
  • Dinamização e promoção do núcleo rural
  • Requalificação de espaços públicos
  • Recuperação de construções rurais de traça tradicional, através da recuperação de fachadas, telhados e caixilharias
  • Valorização de espaços e itinerários pedonais de interesse histórico-turístico


Resumo do Investimento

O dossier de candidatura encontra-se disponível para download

 
 
PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural Leader - Dinamização das Zonas Rurais. ministério da agricultura do desenvolvimento rural e das pescas União Europeu - Fundo Europeu Agriculo de Desenvolvimento Rural
ADRIL - Associação do Desenvolvimento Rural Integrado do Lima 2010, Todos os Direitos Reservados : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :