Get Adobe Flash player
a adril o vale de lima iniciativa downloads contactos
 
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.

pdr placa

FSE

Galerais de Foto

Mailing List da ADRIL
 


Vale do Lima, um território projecto...

O vale do rio Lima estende-se de oeste para leste, perpendicularmente à costa atlântica, apresentando um fundo largo, em grande parte da sua extensão, com várzeas extensas e muito irrigadas, que se vão fechando para montante, à medida que as altitudes sobem, na área de montanha, a leste, no interior do Parque Nacional da Peneda Gerês. O vale do Lima é uma bacia fechada, facto que lhe confere uma forte homogeneidade e identidade que historicamente se foi enraizando nas populações.

O desenvolvimento das infra-estruturas de transporte, dominadas por dois eixos viários longitudinais, de penetração no vale, paralelos ao rio, em ambas as margens, contribuiu para que a vida social e económica do vale do Lima se fosse desenvolvendo de forma centrada no próprio vale. Só muito recentemente, em 1998 a construção da auto-estrada Porto-Valença, com dois nós no vale do Lima, a norte e a sul de Ponte de Lima, veio introduzir no vale, uma ligação ao exterior, de circulação rápida, no sentido norte-sul, perpendicular aos eixos existentes e à configuração do próprio vale.

O Projecto para o Vale do Lima O vale do Lima manteve-se, até á actualidade, uma área rural, embora cada vez menos agrícola. Ainda que com algum potencial económico, a verdade é que perante a concorrência de outras áreas agrícolas do exterior, a agricultura do vale do Lima foi entrando num declínio inexurável, ao qual se associou um declínio demográfico, com a saída de populações e o envelhecimento dos residentes, não se tendo até ao final dos anos oitenta verificado alternativas de desenvolvimento capazes de contrariar as tendências de periferização social e económica instaladas. A agricultura foi deixando de ocupar um lugar de peso na base económica da área, cada vez mais fragilizada e sem alternativas de crescimento noutros domínios.

A grande coerência interna em termos naturais do vale do Lima contribuiu fortemente para o desenvolvimento de uma identidade cultural e social da zona de intervenção, dominada pela presença, valorização e preservação de um património cultural diversificado que o LEADER viria a explorar e potenciar enquanto recurso endógeno estratégico.

 
 
PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural Leader - Dinamização das Zonas Rurais. ministério da agricultura do desenvolvimento rural e das pescas União Europeu - Fundo Europeu Agriculo de Desenvolvimento Rural
ADRIL - Associação do Desenvolvimento Rural Integrado do Lima 2010, Todos os Direitos Reservados : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :